IT Forum 365
10 passos para transformar o departamento

10 passos para transformar o departamento

A transformação da área de TI meramente operacional para uma posição mais estratégica exige desenvolvimento de habilidades de comunicação, relacionamento e gestão. Com base nesses conceitos, o CIO conseguirá decidir quais tarefas deve delegar, terceirizar ou absorver.

Nessa reportagem, o consultor Sérgio Lozinsky; o gerente de pesquisas da IDC Brasil, Pietro Delai; e o diretor acadêmico dos cursos de MBA da Fiap, Eduardo Endo; apontam os 10 passos que o líder de TI deve galgar para chegar ao objetivo.

1. Garantir que a operação funcione bem. “Milhares de empresas estão com problemas operacionais, e se não tiver isso resolvido, não há como ir para a estratégia”, explica Lozinsky;
2. Após arrumar a casa, é preciso fazer, junto da diretoria, o alinhamento estratégico e contribuir com a empresa, mostrando como a TI pode apoiar, facilitar e até mesmo melhorar os processos;
3. Entender o perfil do usuário;
4. Desenvolver um diálogo mais eficaz;
5. Investir em pesquisa e desenvolvimento;
6. Estruturar equipes e contar com fornecedores que sejam parceiros, para evitar a sobrecarga com atividades operacionais. “Assim, será possível se focar mais em atividades estratégicas”, avalia Delai.
7. Enxergar as oportunidades dentro das empresas;
8. Ser porta-voz da inovação;
9. Saber para onde TI está direcionando os negócios;
10. Patrocinar as mudanças, evangelizando a empresa inteira sobre os ganhos com uma nova tecnologia, posicionamento ou processo. “Essa não é uma bandeira apenas da TI, e sim da empresa como um todo”, diz Endo.

*Esta é a última de quatro partes do Especial TI Estratégica. Veja as partes 1, 2, 3 e 4 aqui: 

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.