IT Forum 365
5 aspectos essenciais que o CIO deve considerar

5 aspectos essenciais que o CIO deve considerar

Atingir o posto de CIO, cargo mais alto em tecnologia, é a meta de muitos profissionais da área. Entretanto, a função exige muito mais do que apenas habilidades técnicas. É preciso ir além. O Editorial da Hewlett Packard Enterprise selecionou cinco matérias que apontam direcionamentos para a carreira de sucesso de um CIO.

Desenvolvimento de competências 
Coaching e reflexão de carreira: Os 5 pilares para desenvolvimento do CIO 
Ao atingir o C-level, é importante saber como amplificar a eficiência e destacar-se de forma efetiva. Traçar metas, tanto de curto, quanto de médio e longo prazos, estimulam a criação de planos de ação para melhorar o desempenho, como fazer um MBA ou ampliar a visão de negócios. Conhecer sua equipe, a si mesmo e ao mercado é imprescindível para exercer uma boa gerência de TI.

Carreira de gestão e liderança 
Para CIO progredir na carreira, soft skills são fundamentais 
Cargos altos exigem mais habilidades comportamentais do que técnicas. A capacidade de gerir pessoas, trabalhar em equipe e possuir visão estratégica são muito importantes na vida de um CIO, que deve ser muito mais do que um simples programador e saber relacionar técnica e pessoas, aplicando essa sinergia em cenários multifacetados.

Relacionamento com os outros C-level 
CIO: como lidar com a chegada dos novos C-level 
Com o avanço tecnológico, os cargos das empresas de TI também foram reformulados, surgindo diversos outros executivos C-level (como os CDO, CISO, CXO) e readequando os já existentes. Saber lidar com essas transformações, convivendo bem com novos profissionais e com a própria mudança de função do CIO, é necessário para encarar o mercado mais complexo da tecnologia.

Visão de negócios 

Três atitudes que podem naufragar carreira do CIO 
O CIO, simplesmente, não pode se dar o luxo de ter algumas atitudes. Por mais que possua um alto cargo, precisa pensar na equipe como um todo e não só em si mesmo. Além disso, não ser capaz de se relacionar com todos os setores da empresa, conhecendo e enxergando o negócio de forma limitada, é inadmissível. Também é preciso que esse executivo tenha ampla visão de negócios; se ele não souber analisar os efeitos das ações a longo prazo, poderá prejudicar todo o negócio.

A importância da equipe 

Os 3 perfis de profissionais de TI mais requisitados 
A área de TI tem espaço para outros perfis, claro. E o CIO deve conhecê-los até para saber direcionar e aconselhar sua equipe. Hoje o mercado demanda bastante do arquiteto da informação para implementar as novas soluções, e do profissional operacional para cuidar das questões técnicas.

Saiba mais: 
Nem só de tecnologia vive um CIO
Explosão tecnológica favorece criação de novos cargos ao redor do CIO
Como – e quando – eliminar as camadas de redundância

Imagem: Pixabay

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.