IT Forum 365
businessman walking to open keyhole over grey wall

CIO: 3 conexões essenciais para se tornar CEO

Com a digitalização, que permeia toda a empresa, o profissional de TI tem a chance de se tornar presidente; visão global e habilidade para sincronizar negócios com tecnologia são essenciais

Com a transformação digital, que tem a tecnologia como responsável por conduzir e  modificar os negócios para manter a competitividade das empresas, a TI deixa de ser vista como suporte para ser projetada à posição estratégica, abrindo oportunidades para os profissionais mais qualificados e que tenham em seu DNA habilidades comportamentais e visão de negócio. Uma das tendências, é o CIO se tornar CEO, como projeta o Guia Salarial de 2017, realizado pela Robert Half, consultoria de recrutamento. “O profissional de tecnologia passa a ser visto com uma peça que pode ser encaixada em qualquer área”, aponta Fábio Saad, gerente sênior da consultoria.

Isso porque, como explica Saad, as mudanças internas e externas, hoje, passam por TI. Se de um lado, todas as informações da empresa circulam por sistemas instalados e gerenciados por TI, o que garante à área uma visão sistêmica da companhia; de outro, ao olhar para o mercado, percebe-se que a maior parte das atividades está sendo digitalizada. “O CIO tem tudo para alcançar o posto mais alto da empresa, mas estamos falando de um movimento de carreira muito novo. Apenas 20% do mercado tem interesse e preparo para se tornar CEO”, reforça. Segundo ele, a maior parte ainda prefere se manter na área operacional. Para se preparar para a transição, se houver interesse, Saad destaca três conexões importantes:

1. Com o negócio e o mercado
Entender do negócio da empresa e ter visão global são pontos essenciais para se tornar um CEO. Nesse sentido, o profissional deve conhecer as melhores estratégias de precificação, o posicionamento da companhia frente à concorrência e, ainda, conseguir projetar o futuro, ou seja, como o negócio vai estar em 10 ou 15 anos. De acordo com Saad, outro ponto importante é entender de recursos humanos para estabelecer um plano de contratação, retenção e remuneração atrativos para o mercado e saber manter a identidade e os valores da empresa. “Tudo isso sem deixar de lado o entendimento claro sobre a economia e negócios globais”, afirma Saad.

2. Com a inovação
É preciso conhecer – e entender – todas as soluções, mesmo as que não serão implementadas de imediato: como funcionam, o que oferecem, vantagens e desvantagens, custos e casos de companhias que já usam e as tendências de tecnologia. As iniciativas, atualmente, giram em torno de ações para criar vantagem competitiva por meio de novas ofertas, modelos de negócios e relacionamentos. “As informações e os dados que vêm sendo gerados, por exemplo, estão sendo analisados de forma massiva por meio de analytics e Internet das Coisas (IoT). E quem cuida disso e de toda a inovação é o CIO” afirma Saad.

3. Com as áreas de negócios
O CIO precisa se conectar com os fluxos dos processos de todas as áreas da empresa e seus líderes para conhecer as demandas de cada setor e se posicionar como um consultor e um parceiro. É essencial que eles se aproximem dos departamentos para propor soluções de modernização e nortear a companhia rumo à transformação digital. Ele deve entender a importância estratégica da tecnologia para suporte ao negócio da empresa.

Para dominar esses três pilares, Saad recomenda três ações essenciais: cursos de marketing e finanças, aperfeiçoamento do inglês e habilidade de coaching e mentoring para saber direcionar os profissionais. “Em suma, ele deve ter pensamento estratégico, compressão dos cenários de concorrentes, visão de futuro e leitura das tendências e caminhos da empresa e de seu setor, reunindo velocidade de aprendizado, curiosidade e capacidade de solucionar problemas”, completa Saad.

Saiba mais:
Transformação digital: 3 pilares para o CIO se preparar
Investimentos em TI chegam a US$ 274,2 bilhões em 2017
Precisa desenvolver habilidades para ser um CIO mais estratégico? O coaching te ajuda

Imagem: Depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.