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Comunicação #1: 3 exemplos de como o diálogo ajuda o CIO a ser um líder melhor

Comunicação #1: 3 exemplos de como o diálogo ajuda o CIO a ser um líder melhor

A comunicação traz muitos desafios, em especial no ambiente corporativo, onde pessoas com diferentes trajetórias precisam alinhar ideias e expectativas, muitas vezes rapidamente, para o benefício do negócio. Por mais difícil que seja dominá-la, ela é uma ferramenta poderosa para o CIO: por meio dessa habilidade que se exerce a liderança.

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“O principal objetivo da comunicação organizacional é afetar comportamento. Nesse ambiente, ela deve ser uma rua de duas mãos, pois a tarefa de comunicar-se não está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante”, avalia Marco Antonio V. Lovizzaro, professor de pós-graduação da FIAP.

Um mito comum é achar que instruções por escrito são, necessariamente, mais eficazes e menos ambíguas. Como elas não carregam aspectos como emoção ou linguagem corporal, a informação pode se perder, portanto, é importante verificar, de preferência verbalmente, se houve compreensão.

Em grandes empresas, um líder responsável por um número muito grande de pessoas normalmente tem dificuldade de fazer reuniões individuais, então, pode delegar  essa tarefa para colaboradores intermediários. “A comunicação interpessoal é olho no olho”, diz. “É importante lembrar que sempre nos comunicamos com um ser humano, que tem emoções, sentimentos, paradigmas e comportamentos específicos e que gosta de ser individualizado, seja ele um funcionário, um CEO ou um cliente”, enfatiza.

Veja três sugestões de comunicação para situações comuns à rotina do CIO e à equipe de TI.

1) Colaborador completou um projeto com resultados além do esperado:

Primeiramente, munir-se de dados do projeto, incluindo as metas previstas e as alcançadas, e identificar de forma objetiva os comportamentos que contribuíram para os resultados positivos e como eles afetaram o cliente, a organização e o próprio colaborador.

Após essa preparação, reunir-se com o funcionário e, de forma objetiva, reconhecer os resultados obtidos, descrevendo o fato a ser comemorado e as consequências que a contribuição teve para o projeto.

2) O funcionário está, há algum tempo, com rendimento baixo e participa pouco de reuniões:

A preparação é a mesma do primeiro caso, incluindo dados concretos que demonstrem que o rendimento está abaixo do esperado e identificando, os comportamentos que contribuem para isso e como os resultados afetam o cliente, a organização e ele mesmo.

O gestor deve iniciar o diálogo explicando a importância da avaliação dos resultados, ser objetivo na apresentação e, ao fim, assegurar-se de que houve entendimento.

É interessante disponibilizar-se para ajudar o colaborador a preparar um plano de ação para retornar aos resultados positivos.

3) Por conflitos pessoais, grupo de projeto se divide e não trabalha junto

Identificar a dinâmica da discussão, juntamente com suas causas: são reais ou emocionais? Então, dependendo do estágio do conflito, avaliar que nível de intervenção o grupo requer: se podem resolver o problema sozinhos, apenas com o apoio de um negociador; se precisam de um mediador para conduzir o diálogo; ou se a equipe vai perder o poder de decisão para um árbitro.

O objetivo do CIO deverá ser, sempre que possível, obter uma solução ganha-ganha.

Esta é a primeira parte do especial sobre como se comunicar com diferentes pessoas na empresa. Os próximos conteúdos vão trazer situações de interação com demais gestores e o CEO, além de dicas de quais comportamentos e frases evitar.

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