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Comunicação #2: 3 exemplos para o CIO vencer barreiras com seus pares

Comunicação #2: 3 exemplos para o CIO vencer barreiras com seus pares

Ingerência e conflito de interesses entre departamentos são alguns dos melindres do mundo corporativo que podem ser minimizados com uma comunicação mais clara e eficiente. Treinando essa competência, o CIO pode vencer barreiras presentes no relacionamento com outros gestores e o CEO.

Dois especialistas comentam três situações onde o líder da TI tem esse desafio e dão sugestões de ação. Veja também exemplos de situações com funcionários.

1) CIO descobre que outros departamentos estão adotando tecnologias à revelia da TI – dinâmica conhecida como Shadow IT

Para Izaias Porfirio Faria, coordenador  do curso de gestão em Tecnologia da Informação do Senac São Paulo, cabe ao líder conversar com os envolvidos para entender a situação e reavaliar se a estratégia da TI está adequada e se foi bem transmitida. “Se o CIO não comunica claramente os benefícios da tecnologia e os motivos de sua implementação, os usuários iniciam um processo de resistência, justamente por não saberem dos lados positivos ou não concordarem com as características da nova tecnologia”, explica

Deve-se levantar o tipo de tecnologias utilizadas, onde são empregadas e os riscos que esse uso não gerenciado ocasiona para a organização, os departamentos e os responsáveis pelas áreas, acrescenta Marco Antonio V. Lovizzaro, professor de pós-graduação da FIAP. “Identifique e demonstre que entendeu o porquê da utilização inadequada e, se for o caso, apoie os usuários a retornarem ao ambiente de normalidade”, conclui.

Leia especial sobre o que são os gastos fora da TI e como lidar com eles: Shadow IT #1: Gastos da sombra geram serviços desintegrados e brechas de segurança

2) CIO precisa vender para o conselho um projeto demandado pelo mercado, mas que vai implicar custos e mudança de comportamento das outras áreas

Faria sugere que, inicialmente, o CIO teste a recepção do projeto junto a um pequeno grupo de usuários para, gradualmente, envolver outras áreas. “Dessa forma, quando apresentar o projeto para o conselho, terá o apoio das áreas e dos colaboradores, facilitando o processo de aprovação”.

A proposta deve ser objetiva, com dados e informações que sejam entendidas facilmente pelos participantes do conselho. “Determine de forma concreta os benefícios do projeto e os riscos em implementá-lo ou não”, elenca Lovizzaro.

3) CEO critica a atuação do CIO, posicionando o departamento de TI apenas como operacional

Para enfrentar a situação com maturidade, o líder deve ficar sereno. “Ouça atentamente, sem avaliar ou reagir, e parafraseie as informações recebidas para demonstrar que entendeu perfeitamente a crítica”, defende Lovizzaro.

Antes de responder, é preciso estudar o departamento para verificar se o comentário é válido. Se for, deve formular um plano de ação corretivo e apresentar para a aprovação do CEO. Caso não seja, deve retornar ao gestor munido de fatos e dados objetivos.

Para buscar ideias, é interessante incluir a equipe de TI na discussão. “Mas o que o CIO não pode é deixar de tomar uma atitude rápida”, pontua Faria.

Esta é a segunda parte do especial sobre como se comunicar com diferentes pessoas na empresa. Os próximos conteúdos vão trazer situações de interação com o CEO, além de dicas de quais comportamentos e frases evitar. Leia a primeira parte:

3 exemplos de como o diálogo ajuda o CIO a ser um líder melhor

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