IT Forum 365
Comunicação #4: Oito frases e comportamentos que o CIO deve evitar

Comunicação #4: Oito frases e comportamentos que o CIO deve evitar

A comunicação com funcionários, demais gestores e clientes internos é um desafio constante na rotina do CIO. Embora cada nível hierárquico ofereça situações particulares, o caminho para o trato respeitoso e eficiente é universal.

Leia o whitepaper “Omni-Channel transformando a Experiência do Consumidor” e entenda a importância de a empresa interagir com o cliente em todos os canais.

Os especialistas Marco Antonio V. Lovizzaro, professor de pós-graduação da FIAP, e Izaias Porfirio Faria, coordenador  do curso de gestão em Tecnologia da Informação do Senac São Paulo, separaram oito frases e oito comportamentos para o CIO evitar em qualquer situação do mundo corporativo.

São atitudes que, quando adotadas pelo líder, geram confusão, individualizam erros e acertos, desvalorizam parceiros, inibem e ofendem o interlocutor, engessam a criatividade e promovem um clima generalizado de desânimo. Veja:

As frases proibidas

  1. “Esse erro é somente seu”

  2. “Nossos resultados dependem somente de você”

  3. “É simples, é fácil de resolver e não demanda tempo”

  4. “Você não deve ter entendido o que eu expliquei”

  5. “Nossa conversa não vai dar em nada”

  6. “Tá bom, tá bom… é só isso? Acabou?”

  7. “Já tentamos uma ideia exatamente como essa e não funcionou”

  8. “O CEO nunca aprovará essa ideia”

Os comportamentos proibidos

  1. Bocejar

  2. Cochilar

  3. Olhar insistentemente para outro lado ou para o relógio

  4. Ficar desenhando ou rabiscando no papel de anotações

  5. Ser descontraído de forma exagerada

  6. Comunicar-se de forma confusa ou prolixa

  7. Manter postura militar ou centralizadora

  8. Não ser transparente

Esta é a quarta e última parte do especial sobre como se comunicar com diferentes pessoas na empresa. Leia as anteriores:

1) 3 exemplos de como o diálogo ajuda o CIO a ser um líder melhor

2) 3 exemplos para o CIO vencer barreiras com seus pares

3) CIO, 3 exemplos de como lidar com clientes internos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.