IT Forum 365
Technology, internet, business and marketing. Young business man writing word: Business transformation

CDO x CIO: quem vai liderar a transformação digital?

Com olhar estratégico e habilidade para se relacionar com as demais áreas da empresa como um parceiro, Chief Digital Officer é a escolha em 90% das empresas, mas CIO pode mudar esse quadro

Um novo profissional entra em cena e começa a ganhar espaço nas companhias: o Chief Digital Officer (CDO). Segundo pesquisa feita pelo Gartner Group,  ele será o responsável por liderar a transformação digital em 90% das empresas até 2019. Isso porque, diferentemente do CIO, que, de maneira geral, tem uma visão mais técnica e é voltado para soluções racionais e tangíveis, e mais focado na eficiência das entregas; o CDO tem um olhar estratégico do negócio e habilidade para se relacionar com as demais áreas da companhia como um parceiro, construindo uma relação de confiança, como explica Rubens Prata, CEO da STATO, consultoria de recursos humanos.

“O CDO vai muito além de apenas criar produtos digitais; ele ajuda a expandir o negócio por meio da tecnologia e do marketing digital”, afirma Prata. De acordo com ele, esse cargo surge como reflexo do pensamento de que, hoje, a tradicional TI não está dando conta da evolução em larga escala e da conexão cada vez maior entre marketing e tecnologia da informação. “Acredito que a nova posição é mais um catalisador para a mudança necessária no perfil do CIO atual, que deve acrescentar habilidades de gestão e liderança”, afirma Prata.

Fica a pergunta: o CIO pode, então, se tornar um CDO?  Na visão de Prata, se ele desenvolver as características do cargo, como visão de negócios, capacidade de direcionar mudanças e relacionamento de confiança com os principais stakeholders da empresa, sim. “Mas é preciso lembrar que a TI, em algumas empresas, ainda precisa evoluir – garantir a disponibilidade dos serviços básicos, ter alta responsividade, responder de forma ágil às demandas do negócio, entre outras – para que haja confiança suficiente para que essa fusão de atribuições ocorra”, completa.

Isso quer dizer que um trabalho não anula o outro. As funções do CIO vão continuar existindo com um papel muito importante. De acordo com Prata, na maioria dos casos, o CIO é mais ligado em diferenciar infraestrutura de negócio final, e o CDO é um profissional com viés de marketing, nem sempre com conhecimento tecnológico do CIO.

“O CDO não irá substituir o CIO, já que possuem visões e estratégias diferentes. Eles se complementam: juntos, vão fazer um trabalho para liderar mudanças necessárias” completa.

 

Essa é a primeira matéria sobre o assunto.  Na próxima, você vai saber o que um CIO precisa para se transformar em um CDO.

 

Saiba mais:

Na contramão do mercado, 50% dos CIOs pretendem ampliar a equipe
Chega ao mercado a DXC Technology, com foco em transformação digital

Imagem: Depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.