IT Forum 365
Nem só de tecnologia vive um CIO

Nem só de tecnologia vive um CIO

Todas as terças-feiras, pela manhã, a equipe de TI da Gol Linhas Áreas, em São Paulo, passa por uma reunião de alinhamento – rotina não muito diferente à de outras empresas. Chama a atenção, contudo, a maneira como ela é conduzida: com o uso de letras de músicas que falam sobre ética, comportamento ou remetam a alguma situação do dia a dia dos profissionais, como um conflito ou aprovação de um projeto. “Costumo citar trechos da música para exemplificar uma situação e inspirar os profissionais a seguir alguns caminhos, algo que seja bom para melhorar o desempenho ou ajudar na implementação de um projeto, por exemplo”, explica Paulo Palaia Sica, CIO da companhia aérea.

Essa foi a forma de o executivo unir suas duas grandes paixões: a música e a tecnologia e, de quebra, inspirar seus funcionários e tornar as conversas mais leves. Com formação nas duas áreas, o executivo passou dez anos conciliando ambas as carreiras. Pela manhã se dedicava à TI e, depois do expediente, à música. De quarta a domingo, tocava contrabaixo em bares de São Paulo. “Muitas vezes, avançava pela madrugada a dentro. Foi um tempo corrido, mas de muita satisfação”, lembra.

Com o passar do tempo, Palaia  assumiu mais responsabilidades e já não conseguia conciliar as duas carreiras. “Tinha 24 anos em meu primeiro cargo como gestor, no qual coordenava uma equipe de 54 pessoas. Era essencial me dedicar inteiramente para me aperfeiçoar e ser um gestor completo”, diz. A opção foi deixar a música para as horas de lazer, encaixando a inspiração das letras e melodias no ambiente corporativo.

“A música me ajudou no relacionamento interpessoal e no melhor entendimento do comportamento humano, o que auxilia muito em meu trabalho, principalmente como gestor de equipe”, conta. 

Hoje, o executivo toca apenas nas horas vagas e, sempre que pode, dá uma cancha em bares. “Quando conheço a banda, peço para tocar duas ou três músicas”. 

Veja algumas das inspirações musicais do executivo e a relação com o mundo do trabalho
 

1. Forças Ocultas, de Marcelo Nova: “Uma descrição de como é o mundo corporativo”.
2. Dias de Luta, do IRA!: “Mostra que devemos ouvir mais ou outros, praticar a escuta ativa”.
3. Mantra, de Nando Reis: “Ela ajuda a manter os nossos pés no chão e saber sempre quem realmente somos”.

Esta matéria faz parte da nossa iniciativa da HPE para inspirar os executivos de TI, chamada “Inspiração CIO”. Acompanhe as próximas.

Saiba mais:
CIO, qual a hora certa para contratar um coach? 
Precisa desenvolver habilidades para ser um CIO mais estratégico? O coaching te ajuda
Explosão tecnológica favorece criação de novos cargos ao redor do CIO

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.