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Três atitudes que podem naufragar carreira do CIO

Três atitudes que podem naufragar carreira do CIO

A edição 2015 do documento anual do Gartner CIO Agenda revela que os líderes de tecnologia estão alertas para a mudanças trazidas pela disrupção do mundo atual: 89% concordam que a digitalização representa novos e maiores desafios e 69% reconhecem que a agilidade é cada vez mais importante na gestão de riscos. Em tempos de tanta inovação, é essencial munir-se das melhores ferramentas de gestão, ficando alerta também para erros comuns que podem afundar sua carreira.

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A especialista Ana Claudia Reis, sócia da empresa de recrutamento Caldwell Partners, defende que os líderes precisam estar dispostos a mudar o posicionamento e seu dia a dia nas organizações: “Isso diz respeito tanto à gestão da área como do tempo. O lado mais ‘commoditizado’, mais TI, não precisa ser o foco da rotina do líder. Ele precisa estabelecer bons processos de gestão que o permitam dedicar mais tempo e esforço a questões ligados à transformação tecnológica e à inovação”.

A especialista comenta três atitudes que podem colocar a carreira do CIO em jogo.

Impedir o crescimento da equipe

O mercado brasileiro em geral, inclusive o de TI, tem um gap entre o executivo principal e o time, afirma Ana: “É muito comum encontrar equipes que reportam diretamente para o CIO que não têm a estatura executiva e a experiência para aquilo que precisam entregar”.

Em empresas com esse cenário, muitos profissionais de liderança não utilizam o tempo necessário para fortalecer seu time, desenvolver as pessoas e deixar que elas cresçam para uma posição executiva. “Isso acontece porque são centralizadores e gostam dessa sensação de que são detentores do poder e da informação”, diz.

O CIO precisa perceber que, quanto mais o time estiver fortalecido e pronto para endereçar as dificuldades da área, mais ele mesmo estará apto a cuidar de questões estratégicas.

Ser incapaz de articular com outros departamentos e clientes

Para a especialista, é preciso mudar o papel: “Estudos mostram que o tempo do CIO deve ser dedicado, cada vez mais à articulação interna e externa”. Ele terá dificuldade de estabelecer esses diálogos se não estiver preparado para enxergar o negócio como um todo.

Para isso, é interessante capacitar-se para ir além da visão técnica. “O CIO tem a responsabilidade de propor soluções tecnológicas que vão trazer benefícios para o negócio, e não só reagir às demandas das áreas”, defende.

Demonstrar visão de curto prazo

Investir em iniciativas sem se ater a custos insustentáveis pode ser fatal para a carreira de um CIO. “Até porque a revolução digital traz uma grande complexidade para o ambiente tecnológico, que tem que ser ponderada”, explica.

Para a especialista, o risco reverbera em toda a companhia: “Quanto mais ‘curtoprazista’ é a visão de uma área de TI, maior o risco que a empresa corre com relação à eficiência e à qualidade da tecnologia implantada e à retenção de seus talentos”.

Saiba mais:
Gestão de equipe #1: como encontrar, recrutar e entrevistar o profissional de TI
Gestão de equipe #2: como estimular e desenvolver o profissional de TI

Gestão de equipe #3: quando e quais soft skills valem para a TI

Gestão de equipe #4: como avaliar e reter talentos em TI

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