IT Forum 365
5 dúvidas (e respostas) sobre soluções as a Service

5 dúvidas (e respostas) sobre soluções as a Service

A nuvem está entre as três prioridades no investimento de TI em quatro dos últimos cinco anos, de acordo com o Gartner. Já a International Data Corporation (IDC) estima que 65% das grandes companhias do setor de TI vão adotar ferramentas de cloud híbrida antes de 2016 e que 11% do orçamento dos departamentos de Tecnologia da Informação vão migrar para soluções de suporte à tecnologia.
A tendência da nuvem é clara e criou o paradigma de ferramentas conhecido como Everything as a Service (XaaS), ou tudo como serviço. Veja, na sequência, os principais questionamentos sobre o tema.

1. O que é XaaS, ou Everything as a Service?
A sigla embarca uma série de tecnologias que são entregues “como serviço”, ou seja, são contratadas como Opex, e não Capex, seguindo o modelo trazido pela nuvem. E elas não se limitam ao software as a service, como podemos ver na sequência.

2. Quais são as principais ferramentas aaS?
As três mais comuns são: software (SaaS), no qual a aplicação é hospedada pelo provedor do serviço e disponibilizada por meio de uma rede, como a internet; plataforma (PaaS), que provê um ambiente de desenvolvimento de aplicações também pela rede; e infraestrutura (IaaS), em que o hardware também é alugado para uso. A utilização conjunta dessas três ferramentas também é chamado de Modelo SPI.
Esse processo de flexibilização do ambiente de TI gera movimentos que se utilizam da mesma bandeira, como o modelo Network as a Service (NaaS). Nesse caso específico, toda a parte de rede e cabeamento pode ser contratada como serviço, com todos os benefícios de escalabilidade e pagamento pelo uso presentes no modelo aaS.

3. Que benefícios soluções aaS podem trazer para a minha empresa?
A adoção pode poupar investimento na implementação e manutenção dos equipamentos, evitando preocupação com pesquisa e renovação periódica dos aparelhos – é a transição de Capex (Capital Expenditure) para Opex (Operating Expenditure). A contratação e o treinamento de funcionários também ficam a cargo da fornecedora do serviço.

4. Devo aplicar soluções aaS em tudo?
Antes de fazer qualquer investimento, o CIO deve entender quais são os benefícios e impactos da adoção da tecnologia em seu parque de equipamentos, setor de atuação e fluxo de trabalho. Por isso, é difícil dar uma resposta positiva ou negativa a essa questão sem entender profundamente os desafios de cada organização. Como orienta o Gartner a respeito especificamente sobre o conceito de cloud, “a nuvem é adequada quando o valor está na flexibilidade e quando o negócio tem a capacidade de consumir e pagar apenas pelo que é necessário”.
Alexandre Soares, Mobile Practice Leader da HP Enterprise Services Brasil, diz que diferentes setores, “por características próprias, têm uma taxa de aceitação maior ou menor”. Para o especialista, apesar das particularidades, as soluções aaS são uma “tendência”.

5. O Brasil está atrasado na adoção?
A IDC Brasil estima que a cloud pública vai crescer mais que 50% no Brasil em 2015, puxada pelo número crescente de cases de sucesso e investimentos em IaaS.
Para Soares, o país está em um ciclo avançado de adoção de tecnologias aaS, apesar dos diferentes ritmos de implementação. “Não podemos confundir aceleração da aceitação com atraso ou rejeição”, defende.

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.