IT Forum 365
comoevitaronãoemvendas

5 TEDs imperdíveis de experts em tecnologia

O futuro dos robôs, a inovação nos laboratórios de ciência e o avanço dos celulares e computadores são alguns dos temas das palestras

Até o final de 2019, mais de 60% das companhias terão times dedicados à inovação, segundo pesquisa feita pela consultoria IDC com mais de três mil empresas da América Latina. A ideia é contar com uma base de profissionais capacitados para conduzir as ações de transformação digital, como criar vantagem competitiva por meio de novas ofertas, modelos de negócios e relacionamentos inovadores. Para auxiliá-lo nessa jornada, o Editorial da DXC Technology selecionou cinco TED’s de experts em inovação, como Joi Ito, diretor do MIT Media Lab.

1. The next species of human
Nessa apresentação, o acadêmico Juan Enriquez, diretor da Excel Venture Management afirma que uma grande revitalização está por vir, mas não por meio da bolsa de valores ou das votações políticas: as inovações estão vindo dos laboratórios de ciência, com a habilidade de manipular células, tecidos e robôs com mentes e corpos mais potentes.

2. We are all cyborgs now
“A tecnologia está nos envolvendo”, diz a antropóloga Amber Case, co-fundadora da CyborgCamp, associação que discute a relação da tecnologias com os seres humanos. Para ela, as pessoas precisam agora de “cérebros externos” (celulares e computadores) para se comunicar, lembrar e, até mesmo, viver. Mas, a grande pergunta da antropóloga é: essas máquinas nos conectaram ou nos dominaram?

3. A warm embrace that saves lives
Em países em desenvolvimento, o acesso às incubadoras é limitado pelo custo e pela distância, e o número de bebês prematuros que morre a cada ano é enorme. Para isso, Jane Chen, co-fundadora e CEO da Embrace, empresa social, mostra uma invenção que pode manter milhões de crianças aquecidas – com um design seguro, portátil e de baixo custo.

4. Want to innovate? Become a “now-ist
“Lembra-se como era a vida antes da internet?”, “E quando as pessoas costumavam tentar prever o futuro?”. Essas são algumas perguntas feita por Joi Ito, diretor do MIT Media Lab. Ele ignora previsões futuras e compartilha uma nova abordagem: de criar sem esperar pela permissão de outros ou pela aprovação de sua ideia. Este tipo de inovação, segundo Ito, começa quando se está alerta sobre o que está acontecendo – agora – ao seu redor. Para ele, não é preciso ser um futurista, mas, sim, um “now-ist”.

5. The wonderful and terrifying implications of computers that can learn
O que acontece quando ensinamos a um computador como aprender? O tecnólogo Jeremy Howard, CEO da Enlitic, empresa de machine learning, compartilha a técnica que dá aos computadores a capacidade de realizar atividades que, durante muito tempo, as pessoas foram pagas para executar, como aprender chinês, reconhecer objetos em fotos e ajudar em um diagnóstico médico.

Saiba mais:
Transformação digital: os impactos nas seguradoras de saúde
Inteligência artificial é decisiva para competitividade, diz Cezar Taurion
DevOps exige mudança de mentalidade

Imagem: Depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.