IT Forum 365
CIO deve mudar sua visão de TI

CIO deve mudar sua visão de TI

A busca pela inovação sempre foi uma máxima em todas as corporações. Do ponto de vista tecnológico, quando se fala sobre o papel do CIO nesse processo, duas características básicas devem ser observadas: visão de mercado e visão de cliente, já que o foco, agora, é o desenvolvimento de soluções customizadas, que atendam a necessidades específicas, e não sejam “empurradas” aos potenciais consumidores finais.

“O gestor de TI tem um perfil extremamente técnico e se esquece da evolução do processo de relacionamento com cliente”, diz o professor de inovação da Fundação Dom Cabral, Hugo Tadeu. Para o consultor e CEO da Litteris Consulting, Cezar Taurion, o CIO deve adotar um posicionamento mais relevante e contribuir diretamente para o resultado da empresa. “Ele não pode ficar em stand by, esperando estratégias, e depois traçar seu plano. TI tem de estar engajada”, salienta.

Para adotar essa nova postura, o líder de tecnologia deve pensar menos em TI e se voltar mais para tendências, segundo Tadeu. “Outra característica é a indução; tentar antecipar as necessidades do mercado e de clientes, casando essa visão com excelência operacional”, continua. Para o professor, esse movimento gera capacidade de resposta. “Além disso, o CIO deve prestar contas e trazer retorno sobre o investimento feito. A estrutura de gestão deve ser ágil o suficiente para suportar essa demanda”, complementa.

Para que isso ocorra, o profissional de TI deve ter capacidade de desenvolver um projeto de inovação consistente, com margem independente da receita. “Quem pensa que empresa boa é aquela que tira x% para investir em inovação, não tem resposta significativa. As empresas inovadoras têm estruturas de gestão e projetos com boas margens e não necessariamente investimento alto, mas sustentável”, diz Tadeu. Cezar Taurion complementa dizendo que na maioria das empresas a divisão de parte do orçamento para projetos de inovação não existe, pois todo o processo deve estar integrado e alinhado com foco no cliente final.

*Esta é a primeira parte do especial “Segredos da Inovação”. Acompanhe a reportagem final na sexta-feira.
Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.