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Como encontrar

Como encontrar, recrutar e entrevistar o profissional de TI

Absorver e capitalizar tecnologias, defender investimentos frente ao CEO e garantir que os projetos do departamento ajudarão o negócio a se tornar mais competitivo são alguns dos desafios diários do CIO. Para encarar essa rotina exigente, o líder precisa estar cercado por uma equipe competente e harmoniosa. Como começar e garantir esse time vencedor?

Procurando

Ferramentas de recrutamento na internet, como LinkedIn, sites de vagas específicos para a TI, como o ApInfo, e grupos de discussão focados são formas normalmente utilizadas para encontrar bons profissionais, orienta Izaias Porfirio Faria, coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de TI do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Para Guilherme Estevão, gerente de relações corporativas da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), deve-se buscar parcerias com as universidades. “Por mais que as faculdades no Brasil às vezes tenham ‘muros muitos altos’, a companhia tem que criar contatos capazes de fomentar e tirar o custo do processo seletivo”, diz. Essa proximidade pode agilizar a identificação de talentos, possibilitando que a empresa foque na seleção, explica.

Promover workshops em instituições de ensino e organizar hackathons também ajuda  a mapear as habilidades técnicas e de resolução de problemas de futuros candidatos. Essas iniciativas permitem uma relação mais direta e clara por estarem fora da costumeira pressão de encontros formais, nos quais ambos os lados tendem a supervalorizar suas qualidades, aponta Estevão.

Selecionando

Os dois especialistas consultados concordam que as capacidades de trabalhar em grupo e alinhar o conhecimento técnico às necessidades do negócio valorizam o candidato. “Hoje, um bom profissional de TI deve ter perfil multidisciplinar, e não fechado ao código, à infraestrutura ou ao banco de dados”, diz Estevão.

Faria acrescenta que ter uma postura investigativa é um bom diferencial, “já que diversas áreas necessitam que o profissional busque uma solução sozinho, na rede ou no contatos com outros profissionais.”

Entrevistando

Durante a entrevista, Faria sugere que o entrevistador permita que o candidato demonstre em que projetos atuou e com qual função. Nesse momento, é importante avaliar não só o conhecimento técnico do interessado, mas sua capacidade de atuação em conjunto e se ele demonstra saber o papel de sua atividade para o negócio, diz.

“Procure também detectar senso de responsabilidade, de organização e de inovação nas atividades que ele desenvolve”, orienta.


Esta é a primeira parte do especial gestão de equipe. Os próximos conteúdos vão aprofundar o tema, com dicas para o gestor de TI formar, manter e engajar seu time.

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