IT Forum 365
Desafio da TI será transformar os dados colhidos em informações úteis

Desafio da TI será transformar os dados colhidos em informações úteis

A Internet das Coisas (IoT) é um dos assuntos que mais tem empolgado o consumidor de tecnologia, que vislumbra itens domésticos, como o carros a máquinas de lavar ou a cafeteira, conectados à internet para serem controlados por celulares ou tablets.

De acordo com o Gartner, o número de dispositivos conectados no mundo era de 3,75 bilhões em 2014 e vai aumentar para 4,9 bilhões em 2015. Em 2020, deve saltar para 25 bilhões – e mais de 250 milhões seriam carros. No mesmo ano, a IoT deve gerar receita superior a U$S 300 bilhões, principalmente em serviços, e o valor agregado à economia global seria de US$ 1,9 trilhão, estima.

A própria consultoria define a IoT como a rede de objetos físicos que contêm tecnologia para comunicar, perceber ou interagir entre si ou com o ambiente externo. Um dos motivos que favorecem a evidência da tecnologia é a adoção crescente de celulares e tablets – foram vendidos 2,4 bilhões destes dispositivos em 2014 em todo mundo e o número tende a crescer, ainda de acordo com o Gartner. Os sensores, por sua vez, tendem a ficar mais baratos e eficientes, tornando-se adequados a uma gama maior de dispositivos.

A IoT pode ser útil à empresa ao fornecer dados valiosos, ajudando-a a entender melhor o cliente e o mercado. Na área da saúde, por exemplo, pode permitir o monitoramento dos sinais vitais de um paciente em tempo real e à distância, avisando o médico de qualquer anormalidade. Já no transporte, pode colher dados de sinalização, engarrafamentos e acidentes que podem ser cruzados para melhorar o tráfego.

A tecnologia traz à tona novos temas para debate, em especial a privacidade. No ambiente corporativo, e fora dele, é preciso se pensar se o usuário do dispositivo móvel está de acordo com o compartilhamento de todos os dados coletados.

O setor de TI, já desafiado com volumes grandes de dados, terá como dificuldade adicional captar, entender e tornar útil as informações colhidas com o crescente número de dispositivos.

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.