IT Forum 365
Mulheres são minoria entre gestores de TI

Mulheres são minoria entre gestores de TI

Mulheres representam apenas 8% dos gestores de TI em 2015, de acordo com pesquisa da Harvey Nash, que consultou 3.691 CIOs em mais de 30 países. O quadro negativo é constante: era de 7% em 2012 e chegou a 9% em 2013, antes de cair para 7%, novamente, em 2014. Já a presença em posições de CIO e CTO ou vice-presidência também retraiu, passando de 8% para 6%.

“Para ser CIO, o líder já passou por várias etapas na vida, já teve um ciclo de carreira, então temos que contar muitos anos para trás para achar a explicação da baixa participação feminina”, diz Miriam Vasco, presidente da unidade paulista da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu).

O levantamento da Harvey Nash corrobora a visão de Miriam:  12% dos CIOs dizem que suas equipes não têm mulheres, e 40% dos líderes relatam elas são menos de 10% dos profissionais em seus times. Nas empresas com orçamento de TI inferior a US$ 1 milhão, a disparidade é maior: 44% líderes admitiram ter só homens na equipe, enquanto 7% possuem mulheres em número maior ou inferior. Nas organizações com budget de pelo menos US$ 250 milhões para TI, 61% dos gestores afirmam que elas são menos que 20% da força de trabalho.

A executiva diz que a falta de incentivo começa cedo, porque a escola e os pais não veem a área como uma profissão: “TI não está na lista das profissões que se recomenda no ensino médio. Costumamos ouvir sobre medicina, direito, engenharia”, pontua, adicionando que, ainda, existe a falsa ideia de que tecnologia é uma área de trabalho masculina:“há muita demanda nas empresas por mulheres em cargos executivos, mas não temos candidatas”.

Em sua visão, para suprir essa necessidade, as companhias devem ir às escolas de ensino médio e universidades para incentivar as garotas e, de forma gradual, evangelizar pais, jovens e professores sobre o assunto, defende: “É um trabalho a longo prazo, mas a plantação deve começar cedo”.

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.