IT Forum 365
Relacionamento é a chave para a integração

Relacionamento é a chave para a integração

Cada vez mais, áreas de negócios compram TI, tomando espaço que antes era exclusivamente do CIO. Como resultado, é comum haver problemas de relacionamento no meio do caminho: 65% dos CMOs brasileiros afirmam fornecer os subsídios adequados para a área de tecnologia, mas reportam que a entrega costuma ficar abaixo de suas expectativas, segundo estudo realizado pela Accenture em 11 países.

“O que verificamos é que há um gap entre o CMO e o CIO. Apesar de as pessoas entenderem a estratégia com foco no consumidor, TI reclama que o marketing muda o tempo todo e o marketing reclama que TI demora para responder às demandas”, diz o diretor da Accenture Interactive para a América Latina, José Gonçalves. Como resultado, o levantamento também mostra que 53% dos CMOs e 36% dos CIOs brasileiros concordam ser necessária uma colaboração maior entre as áreas que comandam, enquanto 70% de ambos os líderes consideram como “importante” o alinhamento de marketing e tecnologia.

Essa dificuldade tem potencial para ser transformada em uma oportunidade para o CIO, que pode envolver outras áreas de maneira mais profunda e séria nos projetos. “Esse realmente é o grande ganho”, acredita o consultor José Carlos Padilha, ex-CIO da Carbocloro. Para ele, os projetos certamente serão mais bem discutidos a partir do relacionamento e envolvimento, pois os conhecimentos internos serão somados, e não divididos.

José Gonçalves acrescenta que em todas as áreas da empresa o foco não deve estar no produto, mas, sim, no cliente. “Por isso, organizações devem ser repensadas, com essa interação”. Segundo as boas práticas, as áreas funcionais devem ser diretamente responsáveis pelos investimentos em TI, que visam a melhorar seus processos e sua eficiência, aponta o consultor Sergio Lozinsky.

Lozinsky destaca que a TI deve trabalhar a quatro mãos com cada área e definir, de comum acordo, as estimativas de investimento . “Esses valores constarão no orçamento individual das áreas”, finaliza.

*Esta é a terceira de quatro partes do Especial “TI alinhada aos negócios”. Acompanhe o restante nos próximos dias. Veja aqui as partes 1 e 2:

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.