IT Forum 365
Ação_movimento_efeito_consequencia

TI ganha força na formação dos negócios graças à transformação digital

Enquanto o CIO deve dominar sobre quatro pilares: infraestrutura, inovação, integração e inteligência; áreas de negócios precisam conhecer as tecnologias que mais fazem sentido para aumentar o desempenho

A área de tecnologia da informação ganha cada vez mais importância nas companhias como reflexo da transformação digital, segundo pesquisa recente feita pela CompTIA com mais de 300 empresas nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, 36% delas acreditam que o departamento desempenha um papel crítico na estratégia do negócio, 43% que facilita os processos, 39% o utilizam para impulsionar resultados e 34% estão redefinindo seus negócios graças à tecnologia. Isso faz com que a TI deixe, de vez, o trabalho operacional e isolado, para interagir com todas as áreas, em um trabalho colaborativo.

Dessa forma, as equipes de TI e as demais áreas estão descobrindo oportunidades de, juntas, colaborar e compartilhar responsabilidades como transformadores digitais. Esse novo perfil traz algumas mudanças na atuação de todos. De um lado, a TI deve saber equilibrar quatro pilares: infraestrutura, inovação, integração e inteligência, para entender melhor todas as funções empresariais e as demandas. De outro, as áreas de negócios precisam se inteirar das ferramentas tecnológicas disponíveis, o que pode ou não ser benefício para aumentar a produtividade do setor, participando das decisões de compra – aspecto que já vem acontecendo: a área de finanças já participa do processo em 61% das empresas, de marketing em 56%, de vendas em 46% e de RH em 33%.

No entanto, ainda cabe ao CIO o papel principal na tomada de decisões referente aos projetos de segurança da informação, pois devem nortear todos os sistemas, e a atenção às tendências em busca de ferramentas inovadoras.

Saiba mais:
Tecnologia: custo ou investimento?
Tecnologia é prioridade para 25% dos CEOS, diz Gartner
Investimentos em TI chegam a US$ 274,2 bilhões em 2017

Imagem: Depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.