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Transformação digital #2: 4 pilares para uma estratégia bem-sucedida

Inovar o modelo de negócio e transformar os processos comerciais são dois deles – mas antes é essencial definir quais os KPIs da companhia

US$ 274,2 bilhões: essa é a estimativa de gastos com TI em 2017, valor 3,9% maior que o registrado no ano anterior, sendo a maior parte dos investimentos em produtos tecnológicos, já que as empresas ainda estão iniciando o processo de transformação digital. Os dados, referentes a um estudo da consultoria IDC feito com três mil empresas da América Latina, mostram que o caminho para a digitalização inclui contar com a tecnologia como base do negócio. Mas não se trata, apenas, da adoção de ferramentas como cloud computing, realidade aumentada e virtual, Internet das Coisas (IoT) e computação cognitiva e, sim, de uma nova maneira de trabalhar e pensar nos negócios. Isso quer dizer que para se transformar é preciso, antes, criar uma estratégia digital, que deve ser direcionada pelo CIO, com o apoio do CEO, e alinhada com todas as áreas de negócios da empresa.

O primeiro passo é definir quais os Indicadores-chave de Desempenho (Key Performance Indicator, ou KPI), pois só dessa forma a companhia sabe exatamente por onde começar para que os objetivos sejam alcançados. Com esse pilar bem definido, é possível gerar dois indicadores essenciais: Retorno sobre Capital Investido (Return Over Invested Capital, ou ROIC) e Valor Econômico Adicionado (EVA), que permite que os executivos avaliam com clareza se o capital está sendo bem aplicado. Feito isso, o CIO deve se focar em quatro pilares para que a transformação digital seja efetiva e traga os resultados desejados:

1. Inovação no modelo de negócios
Alterar modelo de negócios da empresa para conseguir criar, ampliar e se destacar da concorrência usando tecnologias digitais, é fundamental. Isso auxilia a proteger sua empresa da disrupção, com serviços inovadores.

2. Aperfeiçoamento da experiência digital do consumidor
Trata-se da criação de experiências inovadoras e intuitivas ao longo da jornada do cliente. As soluções devem ser inteligentes e personalizadas, com possibilidade de interação para superar as experiências anteriores.

3. Transformação de processos comerciais digitais
É essencial que haja alteração nesses processos para que a companhia consiga atender ou exceder o conjunto predefinido de KPIs de valor para a companhia. Para isso, é importante contar com estratégias em processos operacionais de TI que otimizam o desempenho do negócio. O objetivo final é aumentar a eficácia organizacional.

4. Ativação da tecnologia digital
Entregar um programa de transformação digital de classe mundial, projetando e integrando os componentes tecnológicos. A ativação de tecnologia digital é fundamental para a execução de uma estratégia digital.

Essa matéria é a segunda matéria do especial sobre Transformação Digital. Veja a primeira Transformação digital #1: o risco de não mudar

Saiba mais:
Transformação digital rápida: 4 pilares cruciais para ter sucesso
Transformação digital no varejo: como será a compra no futuro
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