IT Forum 365
O apoio das quatro grandes tendências de TI na gestão

O apoio das quatro grandes tendências de TI na gestão

As quatro grandes tendências de TI: cloud computing, big data, mobilidade e analytics chegaram ao campo e viabilizaram a criação de ferramentas para que os produtores rurais controlem, em tempo real e em qualquer lugar, todas as informações referentes às suas propriedades.

Um exemplo real da adoção dessas práticas é o atual controle de greening, uma praga bacteriana que ataca os pomares de cítricos e exige a retirada completa da árvore, para estancar a contaminação nas lavouras. Como ainda não é possível falar em erradicação, todos os esforços estão concentrados na redução dos danos e a tecnologia tem sido fundamental para atingir esse objetivo. As informações disponíveis, antes parciais, fragmentadas e com atualizações aquém do desejável, dada a necessidade de rápida tomada de ações em campo, agora podem ser trabalhadas corretamente. Dados sobre a incidência da doença em uma propriedade ou região são associados a outros indicadores, como presença do vetor, clima e uso de defensivos, entre outros. 

Na região de Bebedouro, aplicamos parte da verba de pesquisa e desenvolvimento, gerada pelos benefícios tributários com a produção de produtos HP no Brasil, no desenvolvimento da solução de mapeamento da praga, com obtenção de imagens por câmeras especiais e um algoritmo que processa a imagem e publica o geoposicionamento de cada árvore. Com o armazenamento dos dados, as associações e produtores poderão acompanhar a progressão ou regressão da bactéria e analisar o impacto de cada ação tomada para conter o problema. A aplicação deverá estar em produção em breve.

Para sua propriedade, em particular, o produtor pode receber informações não só de seu negócio, mas também saber o que está acontecendo no mundo, como variação de preços de commodities e clima, entre outros, diretamente em seu tablet ou smartphone em um aeroporto, hotel ou feira, por exemplo. Na HP, englobamos todas essas ferramentas num conjunto de soluções chamado SmartFarm (Fazenda Inteligente), que inclui aplicações de gestão, integração com agricultura de precisão, informações de mercado e coleta de dados móveis, entre outros.

Hoje, o mercado percebe um movimento muito forte de profissionalização da gestão: cada fazenda é vista como uma empresa, que precisa constantemente buscar melhorias de eficiência. Nos últimos 20 anos, por exemplo, a produtividade duplicou. Para que o setor continue sendo o mais importante para a economia do País, será preciso contar sempre com informações precisas e atualizadas, o que torna a tecnologia matéria-prima fundamental para o agronegócio. 
Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.