IT Forum 365
Internet of things (IoT) concept. Businessman think about Internet of Things (IoT). Abstract chip connected with abstract devices represented by points.

CIO, você está preparado para a onda de IoT?

Garantir que os dados da empresa sejam coletados em segurança e capacitar profissionais são dois pontos essenciais; designers de produtos e especialistas em análises preditivas serão essenciais

Por Chris Nerney*

À medida que a Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT) se transforma em uma “tecnologia do futuro”, as empresas terão que saber administrá-la  (se já não fazem isso). Para uma implantação bem-sucedida, há um pilar importante: assegurar que os dados sejam coletados, transmitidos e analisados com segurança. Mas isso requer habilidades específicas –  e a maioria das empresas não tem talento interno suficiente.

Minda Zetlin, colaboradora do projeto The Enterprisers e escritora de tecnologia e negócios, conversou com David Footer, sócio da Foote Partners, empresa de pesquisa e análise de TI, sobre a importância de adquirir habilidades para lidar com IoT, antes que seja tarde. “Do lado técnico, você precisa de cientistas de dados e profissionais de TI especializados em segurança, engenharia e inteligência artificial”, diz Footer, acrescentando:

“Essa parte acho que as pessoas entendem bem.  Mas a grande oportunidade  está em conectar pessoas e máquinas. Isso requer profissionais capacitados: designers de produtos, business intelligence e pessoas que façam análises preditivas. Isso porque, trabalha-se com com SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada), uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional, aprendizado de máquina e comunicação máquina-a-máquina. No futuro, a previsão é que 40% de todas as transações serão apenas entre máquinas, e não entre máquinas e pessoas”, afirma Footer.

Até que nossos serviços não sejam mais necessários, as empresas precisarão de recursos internos de TI para construir e gerenciar redes, infraestrutura e dados de IoT. A boa notícia é que há tempo para se preparar. A má notícia? “A maioria das companhias  faz um trabalho ruim de capacitação, mesmo com esse tempo de execução”, afirma Footer. Diante disso, o primeiro passo é que os líderes empresariais alinhem sua estratégia de IoT com metas de negócios tangíveis, identificando as habilidades necessárias para lançar e gerenciar uma implementação bem-sucedida. Confie em mim: você fará isso em breve.

Sua empresa estará preparada quando a onda de IoT chegar?

*Chris Nerney é escritor de tecnologia, especialista nas áreas de mobilidade digital, Big Data e Analytics , android, data centers e cloud computing.

 

Saiba mais:
Segurança da informação: as 7 portas de entradas para os cibercrimes
Inteligência artificial é decisiva para competitividade, diz Cezar Taurion
Na contramão do mercado, 50% dos CIOs pretendem ampliar a equipe

Imagem: Depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.