IT Forum 365
Como a era dos drones vai mudar os negócios

Como a era dos drones vai mudar os negócios

Veículos de controle remoto sempre foram interessantes. A tecnologia para esses brinquedos aerodinâmicos foi refeita, criando poderosas máquinas autônomas que voam alto e podem ser usadas além da diversão e do lazer. Esta é a década do drone, também conhecido como Veículo Aéreo Não tripulado (Vant), e indústrias e empresas ao redor do mundo estão experimentando sua utilidade.

Baixe o whitepaper 10 áreas-chave para extrair o melhor do Operations Analytics e saiba como se beneficiar da tecnologia.

Entre as áreas nas quais a tecnologia é mais testada estão mídia/notícias; serviços de polícia (para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas ou gravar imagens das cenas de crimes); gestão do tráfego; entregas de produtos de varejo, como mercearias e pizzarias; além da agricultura.

Os correios também são clientes ideais para os Vants. O Posti Group, serviço postal finlandês, por exemplo, relatou ter tido sucesso usando drone para enviar pacotes em uma área específica perto de Helsinki, na Finlândia. 

Casos bem-sucedidos
Os negócios com maior sucesso com o uso  da tecnologia estão listados em um relatório do The Center for the Study of the Drone, no Bard College, de Nova York, e no topo da lista estão fotografia, filmagem, e a utilização no mercado imobiliário.

No mundo do e-commerce, é fácil entender como os varejistas podem utilizar drones para a entrega rápida. A Amazon desenvolve Vants que podem entregar pacotes pesando menos de 2,2Kg em cerca de 30 minutos, se o local for a menos de 16 quilômetros do centro de distribuição. 

Claro, há outro lado: quando se trata de entregas usando drones, perguntas sobre a pontualidade e segurança permanecem no topo da lista de preocupações. Lidar com a diversidade da meteorologia e a duração da bateria também são dificuldades, além do fato de que animais podem ser “indelicados” com criaturas inorgânicas que voam dentro do seu espaço aéreo.

Há também, aspectos práticos sobre o peso do pacote e a capacidade do drone em entregar o item correto no endereço certo – e de o produto chegar inteiro.

Drones espaciais
A Nasa, agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, testou recentemente drones para coletar dados que podem levar à redução do ruído das aeronaves. Além disso, engenheiros aeronáuticos trabalham para melhorar a tecnologia a fim de utilizá-la em serviços florestais e relacionados à infraestrutura e, também, na meteorologia.

Nem todas as médias empresas utilizam a tecnologia, mas o potencial de impactar o atendimento ao cliente, a entrega dos produtos, as manutenções preventivas, pesquisa e desenvolvimento e saúde e segurança podem ser analisados por toda parte.

De acordo com um relatório da BI Intelligence, esse mercado deve crescer 19% até 2020, demonstrando que, apesar de os casos de sucesso com drones estarem apenas começando, já se preparam para decolar como um foguete.

Saiba mais:
Inteligência Artificial #1: os 4 pilares para montar uma estratégia
Avanços tecnológicos melhoraram a produtividade na agricultura
As 5 lições de gestão do fenômeno Pokémon Go

Imagem: Pixabay



Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.