IT Forum 365
Robôs

Robótica: 3 pilares cruciais para criar uma estratégia efetiva

Capacitar funcionários e definir os objetivos da empresa são dois cruciais; mercado global de robôs deve alcançar US$ 87 bilhões até 2025

Até 2025, o mercado global de robótica deve alcançar US$ 87 bilhões, como aponta uma projeção da Boston Consulting Group (BCG). Segundo a consultoria, como reflexo da transformação digital, o uso de robôs tem crescido a cada dia e chamado a atenção das empresas, cujo desafio é descobrir como usá-los para obter vantagem competitiva. Isso pode significar descobrir a combinação ideal entre trabalhadores humanos e máquinas, ou a criação de um modelo de negócio diferente. “A questão é que a robótica está influenciando como as pessoas vivem e a maneira que a economia funciona”, afirma Reinaldo Roveri, consultor de inteligência de mercado e estratégia de negócios.

Seja na área da saúde, seja em instituições financeiras ou no varejo, muitas companhias têm iniciado projetos com robôs em busca de velocidade, produtividade e vantagem competitiva. A fábrica da Jeep, do grupo Fiat Chrysler em Pernambuco, conta com 700 robôs, sendo 650 na funilaria, 40 na pintura e dez na montagem. Uma estação, por exemplo, tem 18 robôs com capacidade para aplicar 100 pontos de solda em 60 segundos, congelando a “geometria” da carroceria em uma única etapa – normalmente a fixação das partes da carroceria é feita em várias estações.

Isso não significa substituir todas as atividades pelas máquinas, como explica Roveri. Segundo ele, ao analisar linhas de produção de grandes indústrias, como a automobilística, percebe-se que a força braçal foi gradativamente substituída por robôs, mas, da mesma forma em que postos de trabalhos foram eliminados, outras possibilidades foram adicionadas aos profissionais, que podem se dedicar à atividades mais intelectuais. “Algumas profissões estão longe de serem substituídas. Robôs não possuem capacidade motora suficiente para substituir um dentista, por exemplo, já que precisariam acessar lugares difíceis e muito específicos”.

Veja, a seguir, como encontrar a medida certa:

1. Tenha uma estratégia de negócio
O primeiro passo é realizar um mapeamento na empresa para identificar onde – e porque – usar os robôs. Para isso, é preciso ter em mente que as máquinas devem empoderar o trabalho humano, aumentando a qualidade de vida dos produtos e serviços e liberando tempo e espaço para que as pessoas se dediquem a trabalhos que exigem mais criatividade, por exemplo.

“A adoção de robôs para a simples substituição de força de trabalho humana, sem quaisquer adições de eficiência ou qualidade, apenas para reduzir custos, acarreta um desequilíbrio econômico de longo prazo”, ressalta Roveri.

2. Comece aos poucos
Tudo depende do perfil e porte da empresa. Para aquelas que desejam criar uma estratégia mais simples de robótica, é possível começar com ações como automatizar portas de entrada e saída de estacionamento. Já em operações mais complexas, pode-se pensar em ações como o uso de máquinas para atividades de pintura de carros, automatização de ambientes de estoque, realização de impressões 3D e, até mesmo, ajudar médicos em cirurgias.

3. Pense a longo prazo
Mais importante do que usar a robótica, é planejar quais serão os próximos passos e as possibilidades da tecnologia. “O diferencial competitivo se dá pela forma com que a empresa usa o poder da tecnologia, não pela capacidade financeira de adquiri-la”, ressalta Roveri. Para ter sucesso na estratégia, é preciso pensar no futuro e adaptar processos e pessoas para uma nova realidade. De acordo com o consultor, isso inclui definir objetivos, capacitar funcionários e prepará-los para absorver o aumento da produtividade e as novas formas de produzir. “Muitas vezes, a tecnologia chega mais rápido do que a capacidade dos recursos humanos de absorvê-la bem e, assim, obter valor”.

Saiba mais:
Futuro: 4 vantagens do uso de robôs
Inteligência Artificial exige um novo perfil de CIO
CIO, você está preparado para a onda de IoT?

Imagem: Depositphotos

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.