IT Forum 365
Shadow IT #3: Brasil emprega mais sombra que a média mundial

Shadow IT #3: Brasil emprega mais sombra que a média mundial

A Shadow IT representa a adoção de soluções de tecnologia não validadas pela TI, o que gera serviços desintegrados, gastos e brechas de segurança, mas pode beneficiar negócios com modelos ágeis. Uma pesquisa mostra que a prática é mais recorrente no Brasil que a média mundial: 32% de todos os investimentos em tecnologia, ante 25% do restante do globo.

Leia o whitepaper “O caso da Oceana” e entenda os desafios e benefícios alcançados no deslocamento de cargas de trabalho críticas para ambientes em nuvem.

Ainda, 88% dos CIOs brasileiros atribuem à sombra a perda de controle, segundo pesquisa “Arte de Conectar: criatividade e o CIO moderno”, que consultou 955 profissionais seniores de TI em oito países, incluindo o Brasil, e foi realizada pelo BT Group, em parceria com a Vanson Bourne, divulgada pelo site ZDNet. Na média mundial, 76% dos líderes de tecnologia reconhecem que demais departamentos  implantam  dispositivos e soluções sem a validação da TI.

Por outro lado, o estudo aponta que a prática também gera uma oportunidade de o CIO se posicionar de forma estratégica. Para isso, deve investir na criatividade e, segundo o relatório, 87% dos profissionais brasileiros acreditam que mudanças estimulam a inovação, ante 69% dos pares globais.

Este foi o terceiro segmento do especial sobre Shadow IT. Leia os demais:

Shadow IT #1: Gastos da sombra geram serviços desintegrados e brechas de segurança


Shadow IT #2: Sombra se adequa melhor a empresas mais flexíveis


Shadow IT #3: Brasil emprega mais sombra que a média mundial


Shadow IT #4: CIO pode usar sombra para ganhar papel mais estratégico

Comentários

Notícias Relacionadas

IT Mídia S.A.

Copyright 2016 IT Mídia S.A. Todos os direitos reservados.