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Tempo para solucionar ataque aumentou 33% nos últimos cinco anos

Tempo para solucionar ataque aumentou 33% nos últimos cinco anos

O estudo “2014 Cost of Cyber Crime Study”, realizado pela HP, em parceria com o Ponemon Institute, mostrou que o tempo necessário para solucionar um ataque aumentou em 33% em cinco anos de pesquisa, com custo médio de mais de US$ 1,6 milhão para solucionar um único incidente.
Tendências como mobilidade e Internet das Coisas, embora tragam benefícios inegáveis ao dia a dia das pessoas e negócios, também deixam os dispositivos mais vulneráveis e aumentam a complexidade de manter aparelhos e máquinas longe de ameaças. Nesse mundo móvel, os incidentes, como vazamento de dados e informações, tomam grandes proporções rapidamente. A nota negativa é que, embora os ataques sejam cada vez mais sofisticados, as corporações não estão se preparando de forma adequada para evitá-los.
Para que um incidente não vire uma crise, primeiro é preciso tornar a segurança uma cultura da empresa. O segundo passo é destinar investimentos e equipe para preparar a organização em caso de ataques, o que inclui o envolvimento da alta diretoria e até mesmo a presidência.
O tripé tecnologia, pessoas e processos permeia todas as etapas de uma estratégia eficiente de segurança da informação. Na camada de proteção, investe-se em tecnologia, com a assistência de pessoas e processos. Para detectar um incidente, os três fatores se combinam. No momento crítico, de resposta ao incidente, é fundamental contar com pessoas, assistidas por processos e tecnologias.
Manter uma boa estratégia de segurança da informação significa observar, monitorar e ter conhecimento do que está acontecendo em tempo real, em toda a companhia. Isso inclui redes, logs, análise dos dados, desempenho, gerenciamento e até a segurança física. Na tomada de decisão, o principal é identificar quem terá a autoridade para decidir e de forma rápida.
Não há garantia de que os incidentes não acontecerão, mas um trabalho consistente, com a parceria de provedores de serviços e soluções que permitam à empresa analisar de forma precisa seu cenário, desenhar processos robustos e realizar monitoria constante, são fatores que ajudam a evitar estragos irrecuperáveis.

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